O medo de dirigir:

Por em 6 abr, 2010 em Psicologia | 0 comentários

Hoje mulheres e homens chegam em meu consultório com a demanda “tenho medo de dirigir”, esse medo é experienciado como uma sensação subjetiva de desconforto quando se está ao volante do veículo, que pode ser acompanhada de aceleração dos batimentos cardíacos, transpiração excessiva, tremores nos braços e pernas e pensamentos ruins como a possibilidade de bater o carro, causar acidentes ou ferir alguém.

Após algumas experiências de dirigir não tão agradaveis pessoa tende a evitar assumir a direção do carro, o que restringe sua independencia de ir ao trabalho, fazer compras e realizar diversas atividades rotineiras.

Esse medo de dirigir atinge um número considerável de pessoas, muitas das quais não procuram tratamento e acabam por levar uma vida de dependência e privações. Certamente, você conhece alguém que possui habilitação, tem um automóvel, mas não dirige. Essa pessoa pode ter mais do que uma simples ansiedade ou um medo passageiro, ela pode ter fobia de dirigir.

O tratamento psicologico ajudar a diminuir o nivel de ansiedade, por meio de técnicas como reformulação de conceitos errôneos sobre o ato de dirigir, relaxamento, dessensibilização sistemática dentre outras, o psicólogo procura preparar o paciente a assumir o veículo sem que haja níveis disfuncionais de medo e fobias.

Envie o comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *