A dificuldade da palavra “Não”

Por em 6 abr, 2010 em Psicologia | 0 comentários

Algumas pessoas têm dificuldade em dizer não. Por receio de parecerem egoístas ou de serem rejeitadas, elas seguem deixando-se sobrecarregar por se sentirem incapazes de dar um bom motivo para sua recusa.

 Aprender a dizer não, entretanto, é essencial para o nosso bem estar. Muitas vezes, ao dizer não para alguém, estamos dizendo sim para nós mesmos e, dessa forma, evitando um estresse emocional em nossas vidas. Ser uma pessoa prestativa e disponível para fazer um favor a alguém é algo inteiramente diferente de se deixar explorar. E há pessoas que sabem ser excessivamente insistentes.

O sim e o não são conceitos interligados e permanentes em nossa vida. Um depende do outro, um ajuda ou prejudica o outro e, por sua vez, ambos estão relacionados com os temas negociação e administração do tempo.

Uma das principais razões da dificuldade de dizer o não , talvez até a mais importante é a baixa auto-estima.Muitos de nós fomos educados na convicção de que a modéstia é uma virtude. Mas você tem direito de se orgulhar das coisas que conseguiu e da pessoa que se tornou.

Quase todas as pessoas que estão prestes a dizer não fantasiam uma série de reações negativas por parte do outro. Isto é, a pessoa teme que ele fique bravo, agressivo ou, então, magoado, triste e ofendido. “Esse olhar negativo sobre as conseqüências do não tira a força e o peso da recusa. Esses fantasmas geralmente não passam da mais pura imaginação. Se a gente diz um não limpo, coerente com nossos sentimentos, e o dizemos com clareza, é bem provável que o outro acate sem conflitos ou ofensas”.

 Aconselho, a refletir bastante sobre nossos fantasmas e fantasias, conhecê-los de perto e tentar identificar quando eles estão se aproximando para turvar a realidade.

Se você se identificou e percebeu que em sua vida o “Não” , é angustiante, que não consegue dize-lo  por medo de magoar, de perder, de ser rejeitado, você precisa refletir sobre suas atitudes, se sozinha(0) não conseguir, você esta precisando de uma ajuda de um profissional, para que tenha uma vida sem medos e uma vida plena sem preocupações.

Envie o comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *