Sentimentos Tóxicos

Por em 19 fev, 2020 em Sem categoria | 0 comentários

Sentimentos e emoções são reações naturais da condição humana. A princípio não são bons ou ruins, mas dependendo da forma como lidamos com eles, podemos ter vidas plenas e realizadas ou podemos intoxicar nosso corpo, adoecer e morrer.

Desde pequenos fomos educados por nossa família e pela sociedade em que vivemos, a respeito de quais reações emocionais são permitidas e quais são rejeitadas. Assim, começamos a condicionar nossas reações, expressando algumas emoções e reprimindo outras .

Reprimir emoções faz com que não as elaboremos conscientemente, o que não significa que nosso corpo fique imune às reações químicas e fisiológicas geradas. De modo geral, emoções positivas liberam bons hormônios que equilibram o organismo promovendo bem estar e conforto, e emoções negativas liberam hormônios “ruins” que geram estresse, reação de alerta e fuga .

Em situações de perigo, as reações negativas são muito importantes para a sobrevivência. No entanto o problema está no vício emocional, quando aprendemos, na nossa história de vida, a reagir mais de forma negativa do que positiva. Nosso corpo vai se intoxicando ao acumular e registrar as sensações inadequadas recorrentemente .

👉🏼Como podemos resolver esse problema?

Novos hábitos precisam ser construídos. Tanto no aspecto do cuidado da saúde física através da alimentação e de exercícios físicos, quanto no cuidado da mente através do fortalecimento de novos pensamentos e treinamentos mentais para direcionar nossa mente ao foco que desejamos .

A mente tem o grande poder de construir essas mudanças, mas ela precisa ser reeducada e treinada de uma nova maneira, com determinação, paciência, persistência e perseverança.

Vamos encarar essa jornada!?!🤝🏼

Envie o comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *