Disfunções sexuais na vida do casal:

Por em 15 maio, 2013 em Psicoterapia de casais | 0 comentários

Resultado de imagem para disfunção sexual no casal

A terapia sexual é o tratamento das disfunções ou inadequações sexuais.

 Um exemplo de disfunções sexuais no homem, pode-se citar a disfunção erétil, a ejaculação precoce e o transtorno orgásmico. Na mulher, exemplos de disfunções sexuais podem ser a falta de desejo sexual e a anorgasmia.

Outros problemas sexuais podem ser tratados pela terapia sexual. São eles as parafilias (desvios sexuais) e o transtorno de identidade de gênero.

A sexualidade humana é um fenômeno complexo onde estão presentes fatores biológicos, psicológicos e socioculturais.

As disfunções sexuais relacionam-se ao intercurso sexual em uma das seguintes fases: desejo, excitação, orgasmo. Incluem o vaginismo, ejaculação precoce, anorgasmia e outros.

O transtorno de identidade de gênero caracteriza-se pelo desconforto e dificuldade do sujeito com o próprio sexo biologicamente determinado.

No tratameto as classificações são meramente descritivas e diagnósticas. Isto é, servem mais aos profissionais para fins de registro. . Essa abordagem busca  o levantamento detalhado da história de vida de cada cliente,  a relação dessa história com o desempenho sexual e  a identificação das variáveis presentes e mantenedoras do problema. Por exemplo, uma história de vida que tenha produzido inibição sexual para uma mulher pode ser determinante de um quadro de ausência de orgasmo. Como determinantes presentes e mantenedores das disfunções, pode-se citar o conflito na relação conjugal e/ou a falta de comunicação entre o casal.

Envie o comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *