Por que procurar um psicólogo?

Por em 22 fev, 2018 em Psicologia | 0 comentários

Resultado de imagem para psicologia

A função da psicoterapia é proporcionar o encontro do ser humano com ele mesmo.

No dia a dia passamos a desempenhar papéis sociais (aluno, amigo, irmão, pai) filho entre outros) que nos levam a comportamentos que algumas vezes não gostaríamos de emitir, mas que são necessários para a boa convivência.

Nossos valores e crenças ficam um pouco esquecidos o que acaba gerando conflitos internos que proporcionam o aparecimento de comportamentos “anti-sociais” que são denominados de sintomas.

“A terapia significa Tratamento”.

A terapia não há momento certo para se iniciar. Sempre é hora, seja para seu auto-conhecimento ou para resolver seus problemas.

A terapia é realizada por um profissinal capacitado, que estudou o comportamento humano, que tem a formação de psicologia.

A psicoterapia vem para ajudar a resolver questões que você não consegue resolver sozinho. Então pra que ficar sofrendo se existe um profissinal para ajudá-lo.

Causas mais frequentes para procurar um psicólogo(a):

 Psicoterapia para casais

Quando decidimos casar, ou viver com uma pessoa, levamos para este relacionamento uma infinidade de expectativas românticas. Desejamos viver “felizes para sempre até que a morte os separe”. Mas e quando percebemos que as expectativas na verdade eram impossíveis?

A terapia de casal tem a função de facilitar que o casal identifique os problemas, descubra o que os motivou, verifique a forma como vem reagindo as dificuldades.

O que mais observo no consultório, é a falta de diálogo, e quando ele existe não acontece de forma clara. Os sentimentos, as necessidades não correspondidas vão se acumulando até que um dia aparecem bem mais fortes.

O Psicólogo não tem o objetivo de unir ou separar os casais. Isso quem decide é o próprio casal. O Terapeuta vai ser um facilitador e criar as ferramentas necessárias para que eles possam resolver suas questões e tomar suas decisões.

Psicoterapia para adultos

A psicoterapia para adultos vem para resolver questões que ao longo da vida deparamos com situações que não conseguimos lidar tão bem como gostaríamos. Há inclusivamente algumas que aparentam não ter solução.Estas situações podem surgir em diversos contextos, desde o pessoal e familiar até ao profissional.

A dificuldade em lidar com estes problemas provoca muitas vezes stress, sentimentos depressivos e de angústia, perturbações de ansiedade, entre outros, e que podem conduzir a uma baixa de auto-estima e mesmo a sentimentos de impotência para encontrar uma resposta eficaz.

É nestes momentos que a Psicologia poderá ajudar a encontrar uma forma mais eficaz de lidar com a situação problemática, através da maximização dos recursos pessoais e de novas estratégias a utilizar no futuro.

Psicoterapia para Dependência Química:

A terapia tem como objetivo resolver questões de motivação, ajustamento, treinamento de habilidades e melhorar a capacidade de resolução de problemas. Também facilita as relações interpessoais e a convivência em comunidade. A motivação para o tratamento é a maior dificuldade no tratamento das dependências. Ter um serviço pronto para receber o dependente no momento em que ele está disposto a deixar a substância é fundamental.

O tratamento efetivo abrange todos os aspectos da vida do indivíduo, não apenas a dependência química, pois, o dependente químico é um indivíduo que desenvolve vários papéis: na família, no trabalho, no estudo, na sociedade. Atender essas necessidades é importante para garantir a recuperação.

Envie o comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *