Compulsão Alimentar

Por em 18 out, 2010 em Compulsão | 0 comentários

Resultado de imagem para compulsão alimentar

A compulsão alimentar é uma doença caracterizada pela perda de controle sobre a quantidade de alimentos consumidos que posteriormente provocam sensações e sentimentos de culpa e arrependimento. Tal doença apresenta ligações fortes com as emoções, pois normalmente as pessoas que apresentam tal problema sentem-se sozinhas e deprimidas e buscam refúgio na comida, o que depois de praticar o ato provoca grande tristeza.

Um indivíduo que apresenta sinais da compulsão alimentar deve ser estudado, principalmente quanto ao período em que faz as refeições, pois o compulsivo come grande quantidade de comida num curto período de tempo, o que recebe o nome de episódio de compulsão alimentar.

Para detectar alguns sinais da doença perceba: a quantidade de comida ingerida e a forma com que é ingerida (rapidez em comer), a situação apresentada após ingerir o alimento (comer até passar mal), comer por culpa e sentimento de culpa, raiva e arrependimento após comer.

Ao detectar tais sinais, lembre-se que a compulsão alimentar é uma doença psíquica e não “falta de vergonha” como muitos alegam. O tratamento deve ser feito através de uma equipe formada por psicólogo, que auxiliará o doente no processo de dominação da comida (já que na doença a comida é quem domina a pessoa); nutricionista, que irá ajudar o doente a se alimentar corretamente em relação à quantidade e qualidade dos alimentos; e ainda um médico, que em alguns casos prescreve medicamentos para inibir e/ou diminuir a compulsão ou a forme.

Para dominar a comida é importante que o doente passe a anotar tudo o que ingere, tendo assim o controle sobre todos os alimentos consumidos e ainda a quantidade ingerida.

Envie o comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *